'Piranhão': O apelido indiscreto da sede da prefeitura do Rio | Vem Comigo

Antiga Vila Mimosa influenciou no apelido da sede do poder municipal carioca

Prédio da prefeitura foi construído em região repleta de bordéis. (Arte: Antena RJ/Lorran Matheu)


A história por trás do apelido "Piranhão" para o prédio da prefeitura do Rio de Janeiro remonta aos antigos bordéis da Vila Mimosa, localizados na região da Cidade Nova. A Vila Mimosa, historicamente conhecida por abrigar bordéis, boates e bares, teve sua origem no Primeiro Império, quando mulheres polonesas e francesas foram trazidas por portugueses para atender à Corte.




Durante a Primeira Guerra Mundial, a Vila Mimosa também serviu de abrigo para mulheres que fugiam do conflito em suas cidades devastadas, encontrando nos bordéis uma oportunidade de independência financeira e de construção de uma nova vida no Rio de Janeiro.


No auge de sua existência, a Vila Mimosa chegou a abrigar cerca de 8 mil prostitutas, representando um refúgio para mulheres em situações de vulnerabilidade econômica e social. Com as iniciativas de modernização lideradas pelo prefeito Pereira Passos no início do século XX, seguidas pelas reformas sanitárias de Oswaldo Cruz e pela construção do metrô, a Vila Mimosa começou a declinar.


O apelido "Piranhão" para o prédio da prefeitura tem sua origem na proximidade geográfica com a antiga Vila Mimosa e a história dos bordéis que ali existiram, marcando um período significativo da história social e urbana do Rio de Janeiro.

Lorran Matheu

Lorran Matheu, jornalista e cineasta, fundou o Antena Carioca aos 13 anos. Com uma década de carreira, trabalhou no R7 e no Intercept Brasil. Ele é premiado internacionalmente por seu curta de comédia "Caramba, Cacilda!" e pelo documentário "Inhoaíba: da lamúria à esperança", reconhecido pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro." linkedin instagram twitter facebook

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem